Teatro, gênero e subjetividade
Coordenador: Rubens Alves da Silva (USP)
Debatedor: Renato Ferracini (UNICAMP)
Flávio Pontes, (flvio.pontes@hotmail.com)
RESUMO
Neste projeto desejo investigar a dimensão ritual do processo de ensino e aprendizagem na formação do ator num núcleo na Oficina Amácio Mazzaropi onde diretores, dramaturgos e atores estarão vivendo um processo colaborativo de construção cênica que se inicia em meados de agosto e termina no fim de novembro. Baseando-me na leitura do livro “Rituais na Escola” onde Peter Mclaren analisa a relação dos rituais com a formação dos alunos numa escola canadense quero entender como o ator se insere nesse processo de criação colaborativa. Como forma de me aprofundar nessa investigação, pretendo participar do núcleo como ator e seguir algumas sugestões de George Marcus no levantamento etnográfico (particularmente nos artigos “O intercâmbio entre a arte e a antropologia” e “o que vem logo depois do pós: o caso da etnografia”), colocando-me como cúmplice na experiência vivida com os demais participantes desse núcleo e abrindo espaço para suas vozes nessa etnografia, perguntando-me como “a pesquisa de campo em artes cênicas pode informar a reinvenção da pesquisa de campo em antropologia”.
Palavras-chave: rituais na aprendizagem, antropologia e teatro, formação do ator
Situação: Em processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário