O seminário ocorrerá no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA)Rua do Anfiteatro, 181, Conjunto Colméia, Favo 10. São Paulo, SP, Brasil. CEP 05800-900 • 55 11 3091-3045. lisa@usp.br

As vagas são limitadas a 45 pessoas por sessão e dão direito a certificado de ouvinte. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail rodrigommonteiro@yahoo.com.br

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Resumo: Da quadra ao sambódromo: performances da Comissão de Frente

3ª. Sessão 7/11/08 (9h)

O jogo, a Festa e o Liminóide
Coordenador: Ana Lucia Ferraz (pós-doutor DA/USP)
Debatedor: Sylvia Caiuby Novaes (professora DA/USP)


Yaskara D. Manzini yaskara_iyalode@yahoo.com.br

Resumo
A presente comunicação faz parte da pesquisa, em processo, para doutoramento em Artes, linha de pesquisa Processos e Poéticas da Cena, intitulado “Da memória à contemporaneidade nas performances da Escola de Samba: Comissão de Frente apresenta o show!”. O trabalho pretende expor e refletir sobre os processos criativos para as encenações da Ala nos desfiles carnavalescos, e rituais sociais desenvolvidos em quadra, bem como reconstituir a história e evoluções desta ala no carnaval paulistano.
A vivência junto da Comissão de Frente da Escola de Samba Mocidade Camisa Verde e Branco, tem demonstrado que a ala não possui “desempenho” apenas na avenida, mas existem outros “desempenhos” dentro de quadra - nas festas e cerimônias, tais como: aniversário da escola de samba, cerimônias de batizado de escolas de samba etc., quando os componentes “representam o papel” de guardiões do Pavilhão, portanto performances sociais e artísticas.
Na comunicação abordarei questões relativas sobre quem são os performers da Comissão de Frente e como são as preparações destas performances, sociais e artísticas, que se entrelaçam e culminam no desfile carnavalesco.
Palavras-chave: Estudos da Performance, Carnaval, Comportamento, Encenação.
Situação: Em processo

Nenhum comentário: