O seminário ocorrerá no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA)Rua do Anfiteatro, 181, Conjunto Colméia, Favo 10. São Paulo, SP, Brasil. CEP 05800-900 • 55 11 3091-3045. lisa@usp.br

As vagas são limitadas a 45 pessoas por sessão e dão direito a certificado de ouvinte. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail rodrigommonteiro@yahoo.com.br

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Resumo: Pesquisadoras performers: olhando para o feminino no Islã

4ª. Sessão 7/11/08 (14h)
Etnografias, imagens e performers
Coordenador: Marianna Monteiro (professora UNESP)
Debatedor: Maria Lucia Montes (professora DA/USP)

Francirosy Ferreira fcbf@usp.br
Resumo
A questão central desta pesquisa [em processo] é verificar até que ponto as pesquisadoras de Islã consideram as mulheres muçulmanas como ocupantes de um lugar secundário na religião islâmica e no grupo social estabelecido. Isto implica observar o modo como estas pesquisadoras olham para o feminino no Islã. Parto do pressuposto de que há uma certa “exigência curricular”, enquanto antropólogas e pesquisadoras de Islã, exigência esta constituída pelo fato de termos que elaborar uma reflexão sobre as “mulheres muçulmanas”, ou seja, de sempre termos de discutir as relações entre o feminino e o masculino no Islã, mesmo não sendo este o objeto da pesquisa. Os temas relacionados à mulher islâmica, ao véu, ao lugar desta mulher muçulmana na sociedade islâmica é destaque na mídia e na academia e quase sempre aponta para estereótipos dessa construção do feminino.
Assim, o objetivo deste pós-doutorado é construir uma análise que tenha como ponto de partida a trajetória inicial das pesquisadoras, caracterizando os motivos da suas opções em estudar o Islã; abarcar as questões levantadas e a metodologia por elas empregada na produção de sua etnografia e incorporar, finalmente, os desdobramentos decorrentes de suas trajetórias e dos trabalhos produzidos. Desta forma, será possível verificar como cada pesquisadora lida com as questões relacionadas ao gênero e ao Islã, tanto de modo direto (quando corresponde à própria pesquisa) ou indireto (quando não se trata da temática da pesquisa).
A metodologia a ser empregada atém-se à análise dos depoimentos escritos pelas pesquisadoras sobre a sua experiência de campo; entrevistas (com questões semi-estruturadas) a respeito do trabalho produzido e da experiência de campo relatada por elas, assim como o desdobramento da pesquisa. Um dos instrumentos a serem utilizados pela pesquisadora é a câmera de vídeo, a fim de construir, em vídeo/CD-ROM, um hipertexto.
Palavras-chave: Islã, Gênero, Antropologia Crítica, Antropologia da Performance.
Bibliografia Básica: Ronald Grimes, Lila Abu-Lough, Ruth Landes, Judith Butler

Nenhum comentário: