4ª. Sessão 7/11/08 (14h)
Etnografias, imagens e performersCoordenador: Marianna Monteiro (professora UNESP)
Debatedor: Maria Lucia Montes (professora DA/USP)
Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz
Resumo
Viso apresentar aqui a pesquisa que está em processo com uma família de Circo de Teatro, partindo da análise da cena e da dramaturgia - das comédias e dramas apresentados ao público familiar das cidades do interior sul do país, encontro o fenômeno da catarse sobre o tema do casamento. Mapeando distintas performances de gênero em relação no interior do grupo, proponho a produção de ficções como modo de lidar com esse universo simbólico denso e na pesquisa sobre temas delicados da esfera da intimidade.
Essa pesquisa dialoga com o campo teórico que investiga a crise de representação no campo do teatro (Guénoun, Lehmann), bem como com os estudos de caso sobre Circo-Teatro no Brasil (Montes, Magnani, Pimenta, Silva). Nessa fase da pesquisa inicio uma reflexão sobre as relações de gênero no universo pesquisado e sobre a possibilidade de pensá-las como performance (Butler, Haraway, Callaway) e avanço numa reflexão metodológica que parte do conceito de etnoficção forjado por Jean Rouch em sua prática de produção de filmes etnográficos.
Palavras-Chave: Circo-Teatro, Drama, Gênero, Etnoficção, Etnografia.
Essa pesquisa dialoga com o campo teórico que investiga a crise de representação no campo do teatro (Guénoun, Lehmann), bem como com os estudos de caso sobre Circo-Teatro no Brasil (Montes, Magnani, Pimenta, Silva). Nessa fase da pesquisa inicio uma reflexão sobre as relações de gênero no universo pesquisado e sobre a possibilidade de pensá-las como performance (Butler, Haraway, Callaway) e avanço numa reflexão metodológica que parte do conceito de etnoficção forjado por Jean Rouch em sua prática de produção de filmes etnográficos.
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