Teatro, gênero e subjetividade
Coordenador: Rubens Alves da Silva (USP)
Debatedor: Renato Ferracini (UNICAMP)
Ana Goldenstein Carvalhaes - anagold@uol.com.br
RESUMO
Esta apresentação pretende apresentar a questão da persona na obra de Renato Cohen, encenador e performer paulista. Usaremos como guia o conceito de Work in Progress e sua relação com a Antropologia da Performance, e mais especificamente, a noção de experiência.
A persona performática, construção do performer, o “ritualizador do instante presente” (Cohen: 2002), media polifonia e acontecimento. Temos como perspectiva um vértice importante que é o exercício da alteridade. Esse vértice talvez seja identificável através da experiência vigorosa e potente de um topos cênico específico (“cena contemporânea”), criado na linguagem performática nos termos de Cohen. Serão abordadas duas performances: “Imanência - O Corpo Instalado” realizado na Casa das Rosas em 1999 e “Gothan SP” (de 2001 a 2006).
Palavras-chave: Persona, Performance, Work in Progress, alteridade, Processo
A persona performática, construção do performer, o “ritualizador do instante presente” (Cohen: 2002), media polifonia e acontecimento. Temos como perspectiva um vértice importante que é o exercício da alteridade. Esse vértice talvez seja identificável através da experiência vigorosa e potente de um topos cênico específico (“cena contemporânea”), criado na linguagem performática nos termos de Cohen. Serão abordadas duas performances: “Imanência - O Corpo Instalado” realizado na Casa das Rosas em 1999 e “Gothan SP” (de 2001 a 2006).
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