O jogo, a Festa e o Liminóide
Coordenador: Ana Lucia Ferraz (pós-doutor DA/USP)
Debatedor: Sylvia Caiuby Novaes (professora DA/USP)
Coordenador: Ana Lucia Ferraz (pós-doutor DA/USP)
Debatedor: Sylvia Caiuby Novaes (professora DA/USP)
André-Kees de Moraes Schouten schouten@usp.br
Resumo
Partindo daquela “constelação” intitulada “Esboço para uma antropologia” (Benjamin 2007)*, esta comunicação pretende explorar as potencialidades para uma antropologia benjaminiana a partir de suas reflexões acerca do corpo e da linguagem. Em outras palavras, o que se pretende aqui é refletir em que medida este esboço de WB, sendo capaz de produzir um abalo - ou de eletrificar certos circuitos adormecidos - no modo como tradicionalmente olhamos para a sua obra, nos permite entrever em alguns de seus mais conhecidos trabalhos o embrião de um verdadeiro projeto antropológico.
Palavras-chave: teoria antropológica; antropologia benjaminiana; corpo e linguagemPartindo daquela “constelação” intitulada “Esboço para uma antropologia” (Benjamin 2007)*, esta comunicação pretende explorar as potencialidades para uma antropologia benjaminiana a partir de suas reflexões acerca do corpo e da linguagem. Em outras palavras, o que se pretende aqui é refletir em que medida este esboço de WB, sendo capaz de produzir um abalo - ou de eletrificar certos circuitos adormecidos - no modo como tradicionalmente olhamos para a sua obra, nos permite entrever em alguns de seus mais conhecidos trabalhos o embrião de um verdadeiro projeto antropológico.
Situação: entre projeto e processo.
* BENJAMIN, Walter. 2007. “Constellations - Graphic Forms” In: Walter Benjamin’s Archive - images, texts, signs; translation E. Leslie; U. Marx et al. (ed.). London/New York.
Nenhum comentário:
Postar um comentário