O seminário ocorrerá no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA)Rua do Anfiteatro, 181, Conjunto Colméia, Favo 10. São Paulo, SP, Brasil. CEP 05800-900 • 55 11 3091-3045. lisa@usp.br

As vagas são limitadas a 45 pessoas por sessão e dão direito a certificado de ouvinte. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail rodrigommonteiro@yahoo.com.br

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Resumo: A Capoeira no Mundo Globalizado. Uma abordagem dos Estudos da Performance para a Capoeira Angola fora do Brasil

3ª. Sessão 7/11/08 (9h)
O jogo, a Festa e o Liminóide
Coordenador: Ana Lucia Ferraz (pós-doutor DA/USP)
Debatedor: Sylvia Caiuby Novaes (professora DA/USP)


João Luis Uchoa de Figueiredo Passos
Resumo
A pesquisa pretende analisar as práticas de aprendizagem e o ritual da roda de capoeira em grupos e capoeiristas fora do Brasil na atualidade. Utilizando concepções dos estudos da Performance e da Antropologia, procuraremos pensar elementos constitutivos dessa prática como as expressões do corpo e da música, e a experiência do jogo da capoeira, assim como possibilidades de surgimento de novas práticas dentro do universo da capoeira. Há um panorama atual de popularização mundial da capoeira e das expressões corporais e musicais intrínsecas a sua prática. Esse quadro estabelece relações com o contexto nacional, que influencia, e é influenciado, na forma e no conteúdo dessa nova capoeira pelo mundo.
Temos interesse em abordar o fenômeno através de sua expressão geral no treinamento e na prática da roda de capoeira, ou seja, no jogo. Entender a construção da corporalidade característica da capoeira, através da repetição dos movimentos, da ludicidade do estado do jogo e da relação única estabelecida entre corpo e música que encadeiam a atuação e estabelece fluxo de ação coletiva. Partimos da relação direta entre a condução musical e a expressão do corpo, para buscar as matrizes da condução musical executada por esses grupos e sua seleção dentro do leque de possibilidades encontrado no Brasil.
Ainda não conhecemos devidamente esse processo contemporâneo, apesar das facilidades tecnológicas que evidenciam o objeto dessa pesquisa. Hoje, diferente do que enfrentaram os pioneiros dessa expansão internacional da capoeira, existem diversos meios de comunicação e progressiva popularização dos transportes aéreos, por isso é cada vez maior o fluxo de informações e o intercâmbio de praticantes e pesquisadores.
Nossa hipótese principal é que esse processo de fluxo externo-interno da capoeira contribui efetivamente para um processo de transformação das características musicais e corporais, e do panorama geral da capoeira, tanto nos países receptores, quanto na capoeira no Brasil. Também expõe ao aumento da velocidade de mudanças que podem apresentar características em campos diferentes. Setores da sociedade civil e o Estado são influenciados pelo reconhecimento e apoio que outros países podem dar a uma expressão artística, enquanto outros grupos promovem um verdadeiro shopping center da capoeira, direcionando para uma prática capitalista em grandes grupos que agem como franquias. As escolhas estéticas de um grupo em sua relação entre corpo, música e performance de jogo podem estar diretamente relacionada com as opções de posicionamento social que farão.

Nenhum comentário: