O seminário ocorrerá no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA)Rua do Anfiteatro, 181, Conjunto Colméia, Favo 10. São Paulo, SP, Brasil. CEP 05800-900 • 55 11 3091-3045. lisa@usp.br

As vagas são limitadas a 45 pessoas por sessão e dão direito a certificado de ouvinte. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail rodrigommonteiro@yahoo.com.br

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Resumo: O funeral bororo: ritual, performance e imagens

2ª. Sessão 6/11/08 (14h)

Ritual, identidade e tecnologias
Coordenador: Francirosy Ferreira (prodoc/IA/UNICAMP)
Debatedor: Beatriz Perrone Moisés (professora DA/USP)


Edgar Teodoro da Cunha
Nosso propósito neste projeto é construir uma reflexão sobre o ciclo funerário bororo, a partir de elementos como ritual, estética e performance e permitirão ao meu ver uma compreensão original sobre os sentidos internos e a lógica das performances rituais e ainda das perspectivas heurísticas do uso de imagens em contexto de análise ritual, por meio de recortes conceituais do campo da antropologia da performance e do ritual. Para tanto tomamos as imagens sobre o funeral como elemento para análise associada ao seu processo de realização como um par fundamental para compreensão.
Partimos do principio que o filme pode nos oferece a possibilidade de uma experiência dos sentidos, que é sinestésica, expandindo a visão para uma experiência que envolve outras dimensões dos sentidos corporais. O significado da ação, o verbal, os elementos não-verbais como gestos e olhares, posturas e expressões, são todos elementos que permitem que mergulhemos nessa experiência que é fílmica e que é também corporal.
Nesse sentido, ancorado nas expressões sensíveis, é que proponho fazer uma passagem da imagem à performance, passando pelo ritual. Assim, acredito que um horizonte de autores como Victor Turner, Richard Schechner, Stanley Tambiah e David MacDougall, entre outros, possibilitam o espaço teórico inicial para exploração dos desdobramentos analíticos do campo, que tem se apresentado como um espaço interdisciplinar de singular importância para a compreensão de gêneros de ação simbólica.
Palavras-Chave: antropologia da performance, antropologia visual, ritual, funeral bororo, estética social, filme etnográfico.

Autores principais
CAIUBY NOVAES, Sylvia,. CROCKER, Jon Christopher, HUGHES-FREELAND, Felicia MACDOUGALL, David. MORPHY, Howard., SCHECHNER, Richard. TAMBIAH, Stanley J. TAUSSIG, Michael. TURNER, Victor.

Nenhum comentário: