Ritual, identidade e tecnologias
Coordenador: Francirosy Ferreira (prodoc/IA/UNICAMP)
Debatedor: Beatriz Perrone Moisés (professora DA/USP)
Coordenador: Francirosy Ferreira (prodoc/IA/UNICAMP)
Debatedor: Beatriz Perrone Moisés (professora DA/USP)
Edgar Teodoro da Cunha
Nosso propósito neste projeto é construir uma reflexão sobre o ciclo funerário bororo, a partir de elementos como ritual, estética e performance e permitirão ao meu ver uma compreensão original sobre os sentidos internos e a lógica das performances rituais e ainda das perspectivas heurísticas do uso de imagens em contexto de análise ritual, por meio de recortes conceituais do campo da antropologia da performance e do ritual. Para tanto tomamos as imagens sobre o funeral como elemento para análise associada ao seu processo de realização como um par fundamental para compreensão.
Partimos do principio que o filme pode nos oferece a possibilidade de uma experiência dos sentidos, que é sinestésica, expandindo a visão para uma experiência que envolve outras dimensões dos sentidos corporais. O significado da ação, o verbal, os elementos não-verbais como gestos e olhares, posturas e expressões, são todos elementos que permitem que mergulhemos nessa experiência que é fílmica e que é também corporal.
Nesse sentido, ancorado nas expressões sensíveis, é que proponho fazer uma passagem da imagem à performance, passando pelo ritual. Assim, acredito que um horizonte de autores como Victor Turner, Richard Schechner, Stanley Tambiah e David MacDougall, entre outros, possibilitam o espaço teórico inicial para exploração dos desdobramentos analíticos do campo, que tem se apresentado como um espaço interdisciplinar de singular importância para a compreensão de gêneros de ação simbólica.
Palavras-Chave: antropologia da performance, antropologia visual, ritual, funeral bororo, estética social, filme etnográfico.Partimos do principio que o filme pode nos oferece a possibilidade de uma experiência dos sentidos, que é sinestésica, expandindo a visão para uma experiência que envolve outras dimensões dos sentidos corporais. O significado da ação, o verbal, os elementos não-verbais como gestos e olhares, posturas e expressões, são todos elementos que permitem que mergulhemos nessa experiência que é fílmica e que é também corporal.
Nesse sentido, ancorado nas expressões sensíveis, é que proponho fazer uma passagem da imagem à performance, passando pelo ritual. Assim, acredito que um horizonte de autores como Victor Turner, Richard Schechner, Stanley Tambiah e David MacDougall, entre outros, possibilitam o espaço teórico inicial para exploração dos desdobramentos analíticos do campo, que tem se apresentado como um espaço interdisciplinar de singular importância para a compreensão de gêneros de ação simbólica.
Autores principais
CAIUBY NOVAES, Sylvia,. CROCKER, Jon Christopher, HUGHES-FREELAND, Felicia MACDOUGALL, David. MORPHY, Howard., SCHECHNER, Richard. TAMBIAH, Stanley J. TAUSSIG, Michael. TURNER, Victor.
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