4ª. Sessão 7/11/08 (14h)
Etnografias, imagens e performersCoordenador: Marianna Monteiro (professora UNESP)
Debatedor: Maria Lucia Montes (professora DA/USP)
Giovanni Cirino cirinogiovanni@gmail.com
Resumo
A proposta da comunicação é apresentar os primeiros desenvolvimentos do projeto de pesquisa que trata da Congada de Ilhabela. Esse objeto é abordado a partir de suas representações e as implicações destas para o grupo (e para fora dele), enfocando não só a própria performance congadeira, mas principalmente a performance daqueles que ali se encontram para o seu registro. O objetivo inicial é realizar uma etnografia dos conflitos implicados na política interna e externa ao grupo, abordando, sobretudo as relações entre a própria Congada (que em si já é uma representação), suas formas de representação (imagens e textos), e os efeitos destas para a própria comunidade.
Seguindo um dos meus objetivos específicos (realizar o acompanhamento de todo o processo de edição, montagem do documentário e exibição do documentário) pretendo discutir nessa comunicação alguns apontamentos sobre o processo de realização do filme, bem como os desdobramentos e repercussões da exibição de estréia em Ilhabela (em 14/05/2008) e alguns conflitos entre o olhar do “pesquisador” (antropólogo) e o olhar do “artista” (cineasta).
Palavras-chave: congada, antropologia visual, documentário etnográfico, trabalho de campo.A proposta da comunicação é apresentar os primeiros desenvolvimentos do projeto de pesquisa que trata da Congada de Ilhabela. Esse objeto é abordado a partir de suas representações e as implicações destas para o grupo (e para fora dele), enfocando não só a própria performance congadeira, mas principalmente a performance daqueles que ali se encontram para o seu registro. O objetivo inicial é realizar uma etnografia dos conflitos implicados na política interna e externa ao grupo, abordando, sobretudo as relações entre a própria Congada (que em si já é uma representação), suas formas de representação (imagens e textos), e os efeitos destas para a própria comunidade.
Seguindo um dos meus objetivos específicos (realizar o acompanhamento de todo o processo de edição, montagem do documentário e exibição do documentário) pretendo discutir nessa comunicação alguns apontamentos sobre o processo de realização do filme, bem como os desdobramentos e repercussões da exibição de estréia em Ilhabela (em 14/05/2008) e alguns conflitos entre o olhar do “pesquisador” (antropólogo) e o olhar do “artista” (cineasta).
Situação: Trabalho em processo.
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