O seminário ocorrerá no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA)Rua do Anfiteatro, 181, Conjunto Colméia, Favo 10. São Paulo, SP, Brasil. CEP 05800-900 • 55 11 3091-3045. lisa@usp.br

As vagas são limitadas a 45 pessoas por sessão e dão direito a certificado de ouvinte. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail rodrigommonteiro@yahoo.com.br

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Resumo: Terra da fantasia criada pela festa tecnológica: a performance rave de jardins secretos, universos paralelos e rituais psicodélicos.

3ª. Sessão 7/11/08 (9h)

O jogo, a Festa e o Liminóide
Coordenador: Ana Lucia Ferraz (pós-doutor DA/USP)
Debatedor: Sylvia Caiuby Novaes (professora DA/USP)


Carolina de Camargo Abreu caroldca@usp.br
Resumo
Este texto procura explorar como o conceito de performance, discutido por Victor Turner e Richard Schechner, mostra força analítica para um reflexão antropológica sobre a prática das festas raves. Discute as definições tradicionais de espetáculo, teatro e ritual, a fim de considerar como o festejar rave vale-se destas idéias - e de algumas de suas técnicas - para a construção de um universo paralelo. Universo Paralello, Trancendence, Secret Garden, Terra do Nunca, Avonts no País das Maravilhas, Psychedelic Ritual são alguns dos títulos dados a festas raves.
Atento a sugestões sussurradas por escritos de Walter Benjamin, este trabalho procura também compreender a peculiaridade histórica desta prática. Como um “parque de diversões” de final de semana, o festejar rave apropria-se de tecnologias eletrônicas, químicas e formas de arte contemporâneas para intensificar a força de imagens míticas e arcaicas da sociedade que a criou.
Palavras-chave: Festa, rave, antropologia benjaminiana.
Situação:trabalho em processo, próximo à qualificação.

Nenhum comentário: