O seminário ocorrerá no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA)Rua do Anfiteatro, 181, Conjunto Colméia, Favo 10. São Paulo, SP, Brasil. CEP 05800-900 • 55 11 3091-3045. lisa@usp.br

As vagas são limitadas a 45 pessoas por sessão e dão direito a certificado de ouvinte. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail rodrigommonteiro@yahoo.com.br

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Resumo: O espaço intersecional na performance: alteridade e agenciamento

2ª. Sessão 6/11/08 (14h)

Ritual, identidade e tecnologias
Coordenador: Francirosy Ferreira (prodoc/IA/UNICAMP)
Debatedor: Beatriz Perrone Moisés (professora DA/USP)


Eduardo Nespoli edunespoli@ufscar.br
Resumo:
O trabalho refere-se à pesquisa realizada junto ao povo indígena Asuriní do Xingu, localizado na terra indígena Koatinemo. A perspectiva é a de que a performance ritual opera a percepção dos participantes através da manipulação de objetos, cantos e ações gestuais. Esta operação de agenciamento das percepções ocorre no espaço montado para que os ritos xamânicos do Maraká ocorram, denominado de Tukaia. A Tukaia é o espaço em que os pajés Asuriní têm contato com os espíritos Apykwara, transformando-se em um deles. O aspecto liminar do ritual pode ser compreendido como uma operação sobre o espaço e a percepção dos participantes. Os objetos são, neste contexto, instrumentos pelo quais os pajés se relacionam para viabilizar certos estados perceptivos.
A comunicação descreverá o processo de criação de uma instalação audio-visual interativa, cuja composição é resultado do trabalho com imagens e sons registrados em pesquisa de campo. Neste sentido, a instalação é compreendida como um espaço de extensão da memória mediada por tecnologias. Na instalação, objetos acionam os fragmentos visuais e sonoros, que são processados em tempo real em um computador, produzindo fusões e alterações não-lineares, de modo que o participante possa tomar contato com o universo ritual Asuriní. A programação foi elaborada de modo que a cada intervenção novas possibilidades de articulação entre as imagens e sons projetados sejam geradas. A instalação funciona como um espaço de interseção entre realidades sociais. Ao mesmo tempo, é uma discussão sobre percepção, memória e tecnologia, suas diferentes manifestações e usos em processos artísticos e sociais.
Palavras-chave: Ritual; Arte; Tecnologia; Percepção.
Situação: Trabalho em processo

Bibliografia
• GELL, A. - Art and Agency: an anthopological Theory. Ed. Oxford Uk, 1998.
• _________ - Technology and Magic. Anthropology Today, Vol. 4, N. 2. 1988.
• GUATTARI, F. - O Inconsciente Maquínico: ensaios de esquizo-análise. Campinas. Papirus. 1988.
• ______________ - As Três Ecologias. Campinas. Papirus. 1990.
• ______________- Caosmose: um novo paradigma estético. Rio de Janeiro. Editora 34. 1992.
• LÉVY, P. - As tecnologias da inteligência. São Paulo/SP. Ed. 34. 1993.
• _________ - Ideografia Dinâmica: Para uma imaginação artificial? Ed. Instituto Piaget. Coleção Epistemologia e Sociedade. 1997.
• MÜLLER, R. P. - Os Asuriní do Xingu: história e arte. Campinas. Editora da Universidade Estadual de Campinas. 1990.
• NESPOLI, E. - Performance e Ritual: processos de subjetivação na arte contemporânea. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Campinas. 2004.
• TURNER, V. - The Anthropology of Performance. New York. PAJ Publications. 1988.
• __________- Are there universal of performance in myth, ritual and drama; In: By Means of Performance: intercultural studies of theatre and ritual. Cambridge. Press syndicate of University of Cambridge. 1990.

Nenhum comentário: